Em destaque

Programa de Monitoria 2022.2

O Programa de Monitoria da UFRJ tem como objetivos despertar nos estudantes de graduação com aproveitamento satisfatório o interesse pela carreira docente e assegurar a cooperação do corpo discente com o corpo docente nas atividades de ensino (ver RESOLUÇÃO CEG 04/2004). O monitor tem como atribuição auxiliar os professores em tarefas didáticas das disciplinas e RCS dos cursos de graduação, contribuindo, assim, para o seu bom desenvolvimento.

Edital de Monitoria para o 2º Semestre letivo de 2022 do Instituto de Geociências (ver Edital) contém as 10 disciplinas/RCS com vagas disponíveis para os cursos de Geografia- Bacharelado e Licenciatura em Geografia listadas no quadro a seguir, as condições de participação e o cronograma do processo seletivo para este semestre letivo. As inscrições estarão abertas no período de 25 de julho a 05 de agosto de 2022 e têm de ser realizadas nos links expostos no quadro.
Alguns avisos importantes para a inscrição:

  • A seleção contempla vagas para 1 monitor bolsista por disciplina-RCS (ver quadro) e vagas para monitor(es) voluntário(s) – estes terão quantitativo de vagas definido pelo(a) professor(a) responsável por cada disciplina/RCS;
  • Os requisitos dos candidatos a monitor bolsista estão expostos no item 3 do edital. Atenção! Os estudantes só podem acumular a bolsa de monitoria com a bolsa auxílio e o auxílio manutenção.
  • O processo de seleção considera o CRA (nota 1), a nota na disciplina/RCS para a qual está sendo realizado o processo seletivo (nota 2), e a nota referente à prova de conhecimento e aptidão (nota 3), tendo as duas últimas peso 2. A prova de conhecimento e aptidão pode incluir diferentes procedimentos, e será realizada de forma remota pelo docente responsável pela disciplina/RCS (ver horários e links de inscrição no quadro a seguir).
  • Em caso de dúvidas contatar os docentes responsáveis e /ou as secretarias de curso pelos e-mails bacharelado.geografia@igeo.ufrj.br e licenciatura.geografia@igeo.ufrj.br.

 

CALENDÁRIO GERAL DO EDITAL DE MONITORIA-IGEO/UFRJ – 2021.2

  • Inscrições: 25 de julho a 05 de agosto de 2022
  • Seleção de monitores: 08 a 19 de agosto de 2022
  • Resultado da seleção: até 22 de agosto de 2022
  • Pedidos de recurso sobre a seleção: até 25 de agosto de 2022
  • Divulgação do Resultado Final: até 26 de agosto de 2022

 

VAGAS E HORÁRIOS DAS PROVAS DE SELEÇÃO DE MONITORES PARA AS DISCIPLINAS/RCS – CURSOS DE GEOGRAFIA (D) E LICENCIATURA EM GEOGRAFIA (N)

NOME DA DISCIPLINA – RCS IGG114 Planeta Terra – Noturno
HORÁRIO DA DISCIPLINA – RCS 2ª. FEIRA DE NOITE
INSCRIÇÃO Link do Formulário de Inscrição
E-MAIL DE CONTATO DA(S)/DO(S) PROFS. MÔNICA DOS SANTOS MARÇAL
monicamarcal@gmail.com
HORÁRIOS DAS PROVAS A definir
NOME DA DISCIPLINA – RCS IGGX16 Estágio de Campo II – Diurno
HORÁRIO DA DISCIPLINA – RCS 2ª. E 3ª. FEIRA DE MANHÃ
INSCRIÇÃO Link do Formulário de Inscrição
E-MAIL DE CONTATO DA(S)/DO(S) PROFS. NÚBIA BERAY ARMOND E DIEGO SPERLE

nubia.beray@ufrj.br

HORÁRIOS DAS PROVAS A definir
NOME DA DISCIPLINA – RCS IGG235 Geomorfologia Geral – Noturno
HORÁRIO DA DISCIPLINA – RCS 4ª. FEIRA DE NOITE
INSCRIÇÃO Link do Formulário de Inscrição
E-MAIL DE CONTATO DA(S)/DO(S) PROFS. MARIA NAÍSE DE OLIVEIRA PEIXOTO

naise@ufrj.br

HORÁRIOS DAS PROVAS A definir
NOME DA DISCIPLINA – RCS IGG238 Pedologia – Diurno
HORÁRIO DA DISCIPLINA – RCS 3ª. FEIRA DE TARDE
INSCRIÇÃO Link do Formulário de Inscrição
E-MAIL DE CONTATO DA(S)/DO(S) PROFS. GUILHERME HISSA VILLAS BOAS

guilherme.hissa@igeo.ufrj.br

HORÁRIOS DAS PROVAS A definir
NOME DA DISCIPLINA – RCS IGGY04 Oficina Did Carto & SR – Noturno
HORÁRIO DA DISCIPLINA – RCS 3ª. FEIRA DE NOITE
INSCRIÇÃO Link do Formulário de Inscrição
E-MAIL DE CONTATO DA(S)/DO(S) PROFS. CARLA MADUREIRA E FELIPE GONÇALVES

cmad@ufrj.br

HORÁRIOS DAS PROVAS A definir
NOME DA DISCIPLINA – RCS IGG306 Lab. de Geoprocessamento – Diurno
HORÁRIO DA DISCIPLINA – RCS 3ª. FEIRA DE MANHÃ
INSCRIÇÃO Link do Formulário de Inscrição
E-MAIL DE CONTATO DA(S)/DO(S) PROFS. RAFAEL SILVA DE BARROS

rafael.barros@igeo.ufrj.br

HORÁRIOS DAS PROVAS A definir
NOME DA DISCIPLINA – RCS IGG115 Geografia do Mundo Contemporâneo – Noturno
HORÁRIO DA DISCIPLINA – RCS 3ª. FEIRA DE NOITE
INSCRIÇÃO Link do Formulário de Inscrição
E-MAIL DE CONTATO DA(S)/DO(S) PROFS. FRÉDÉRIC MONIÉ
frederic.rj@gmail.com
HORÁRIOS DAS PROVAS A definir
NOME DA DISCIPLINA – RCS IGG376 Geografia Agrária – Noturno
HORÁRIO DA DISCIPLINA – RCS 4ª. FEIRA DE NOITE
INSCRIÇÃO Link do Formulário de Inscrição
E-MAIL DE CONTATO DA(S)/DO(S) PROFS. THIAGO RONIERE
thiagoroniere@gmail.com
HORÁRIOS DAS PROVAS A definir
NOME DA DISCIPLINA – RCS IGG224 Geomorfologia (para Geologia) – DIURNO
HORÁRIO DA DISCIPLINA – RCS 3ª. FEIRA DE MANHÃ
INSCRIÇÃO Link do Formulário de Inscrição
E-MAIL DE CONTATO DA(S)/DO(S) PROFS. NELSON FERREIRA FERNANDES

nelsonff@acd.ufrj.br

HORÁRIOS DAS PROVAS A definir
NOME DA DISCIPLINA – RCS IGG001 Geomorfologia Aplicada à Engenharia (para Engenharia) – DIURNO
HORÁRIO DA DISCIPLINA – RCS 5ª. FEIRA DE MANHÃ
INSCRIÇÃO Link do Formulário de Inscrição
E-MAIL DE CONTATO DA(S)/DO(S) PROFS. ANDRÉ DE SOUZA AVELAR

andre.avelar@globo.com

HORÁRIOS DAS PROVAS A definir
NOME DA DISCIPLINA – RCS
IGG237 Geografia Econômica – seleção para monitor voluntário – NOTURNO
HORÁRIO DA DISCIPLINA – RCS 3ª. FEIRA DE NOITE
INSCRIÇÃO Link do Formulário de Inscrição
E-MAIL DE CONTATO DA(S)/DO(S) PROFS. REBECA STEIMAN

rsteiman@igeo.ufrj.br

HORÁRIOS DAS PROVAS A definir

Edital 2025/2 – Bolsa PDSE de Doutorado Sanduíche no Exterior

PPGG UFRJ lança o edital 2025/2 para bolsa Doutorado Sanduíche no Exterior

Visando atender ao Edital da Capes n. 17/2025, o PPGG/UFRJ lança seu edital interno 2025/2 para indicação de bolsista(s) para bolsa PDSE (Doutorado Sanduíche no Exterior).

O período de inscrição vai do dia 04/09 ao dia 10/09/2025. Abaixo encontram-se o cronograma, Edital Interno 2025/2 do PPGG, Edital n. 17/2025 da Capes e o Formulário de Inscrição junto ao PPGG.

 

CRONOGRAMA:

Inscrição: 04/09/2025 a 10/09/2025 (até às 23h59)

Resultado Preliminar da Seleção: 16/09/2025

Recursos: 17/09/2025 (até às 23h59)

Resultado Final: 18/09/2025

 

Edital interno PPGG: clique aqui!

Edital CAPES 17/2025: clique aqui!

Formulário eletrônico para inscrição: clique aqui!

Resultado da Avaliação PDSE (Interna): clique aqui!

Formulário eletrônico para recurso: clique aqui!

Resultado da Avaliação PDSE (Interna) após recurso: clique aqui!

 

Processo Seletivo 2025/2026 PPGG

Acesse o edital de seleção deste ano no link abaixo. Inscrições de 15 de setembro a 06 de outubro de 2025.

Edital de Seleção 2025/2026

Composição da banca de seleção 2025-2026

Norma PPGG 4/2025

Modelos

AUTODECLARAÇÃO (optantes) – Documento de autodeclaração para candidatos(as) autodeclarados(as) pretos(as) e pardos(as).

BAREMA – Lista de documentos para comprovação do currículo (Lista Barema – para ser preenchida e incluída na inscrição on-line. Atenção ao curso e área de concentração):

DOUTORADO OGT PGA

MESTRADO OGTPGA

ATENÇÃO!

Há caixas de seleção no modelo da lista de documentos. Se necessário, habilite as macros para vê-las. Não sobrescreva estes campos, selecione a opção desejada. Faça download (no menu) e edite em seu próprio dispositivo. Para ver um exemplo da caixa de seleção, clique aqui.

Inscrições (preenchimento on-line)

Formulário Mestrado

Formulário Doutorado

Homologação das Inscrições – disponível até dia 16/10/2025

Listas com inscrições homologadas:

OGT – Organização e Gestão do Território
=> M – OGT
=> D – OGT

PGA – Planejamento e Gestão Territorial
=> M – PGA
=> D – PGA

 

Informações sobre as Provas (horários e avisos básicos)

NÃO esqueçam de trazer o documento de identificação com foto.

Prova de Geografia:
Data: 20 de outubro de 2025
Horário de chegada
: 8h
Início da prova
: 9h
Término da prova: 12h

Local:
Instituto de Geociências/CCMN – Ilha do Fundão – Cidade Universitária –
Av. Athos da Silveira Ramos, n. 274
Candidatos aos cursos de mestrado e doutorado: EM BREVE

Aviso 1: A sala de realização da prova de Geografia fica localizada no CCMN.

Aviso 2: A prova começará pontualmente no horário agendado. O candidato deverá chegar 1 hora antes do início da prova e aguardar orientações.

Aviso 3: O candidato deverá apresentar no dia da prova, documento de identificação oficial com fotografia e assinatura. (ex.: Carteira de identidade/ cédula de identidade/ CNH).

Aviso 4: A prova deve ser realizada com caneta esferográfica, de corpo transparente e de tinta indelével preta ou azul e corretor branco, dentro de saco transparente. Lápis e borracha somente para rascunho. Resposta final somente a caneta.

Aviso 5: Caso o candidato esteja portando algum aparelho eletrônico (relógio digital, celular, etc). Deverá guardá-lo DESLIGADO e mantê-lo em sua posse, não podendo ficar sobre a mesa. Não ficaremos com a guarda de nenhum aparelho eletrônico ou quaisquer pertences do candidato durante a prova.

Aviso 6: A prova terá duração de 3 horas.


Mensagens:

  • Avaliação 2 – integralmente on-line
  • Avaliação 3 – integralmente on-line

Resultados da Avaliação 1 – 05/11/2025

MESTRADO OGT– PGA

DOUTORADO OGT– PGA

Gabarito – Avaliação 1

MESTRADO OGT– PGA

DOUTORADO OGT– PGA

Solicitação de Recursos – Avaliação 1 – Formulários somente on-line

Formulários on-line para recursos – Disponíveis de 14h de 12 de novembro até 14h* de 13 de novembro de 2025

=> Formulário on-line – Mestrado/Doutorado – Organização e Gestão do Território

=> Formulário on-line – Mestrado/Doutorado – Planejamento e Gestão Ambiental

Vista na secretaria* em 12 de novembro: 14h às 15h.
*Dúvida comum. Atenção: deverá apresentar documento oficial de identificação com foto (por exemplo: carteira de identidade, CNH…)


Resultados das Solicitações de Recursos – Avaliação 1 – a partir de 24/11/2025

Resultados após Recursos – Avaliação 1

MESTRADO OGT– PGA

DOUTORADO OGT– PGA

 


Resultados da Avaliação 2 – Anteprojeto – 25/11/2025

MESTRADO OGT– PGA

DOUTORADO OGT– PGA

Solicitação de Recursos – Avaliação 2 – Formulários somente on-line

Formulários on-line para recursos – Disponíveis de 14h de 25 de novembro até 14h de 26 de novembro de 2025:

=> Formulário on-line – Mestrado/Doutorado – Organização e Gestão do Território

=> Formulário on-line – Mestrado/Doutorado – Planejamento e Gestão Ambiental

Vista do resultado integralmente on-line.
Obs: Parecer individual para o anteprojeto, para os aprovados na avaliação 1, em caso de reprovação na avaliação 2.

Resultados das Solicitações de Recursos – Avaliação 2 – A partir de 28/11/2025

Resultado dos Recursos


Resultado após Recursos – Avaliação 2

MESTRADO OGT– PGA

DOUTORADO OGT– PGA

 

Resultados da Avaliação 3 – Currículo – 02/12/2025

=> Baixe o arquivo .pdf, para melhor visualização.

MESTRADO OGT– PGA

DOUTORADO OGT– PGA

Solicitação de Recursos – Avaliação 3 – Formulários somente on-line

Formulários on-line para recursos – Disponíveis de 14h de 04 de dezembro até 14h de 05 de dezembro de 2025:

=> Formulário on-line – Mestrado/Doutorado – Organização e Gestão do Território

=> Formulário on-line – Mestrado/Doutorado – Planejamento e Gestão Ambiental

Vista do resultado integralmente on-line.


Resultados das Solicitações de Recursos – Avaliação 3 – A partir de 09/12/2025

Resultado dos Recursos

Resultado após Recursos – Avaliação 3

MESTRADO OGT– PGA

DOUTORADO OGT– PGA

 


Resultado Final (Classificação) – a partir de 12/12/2025

Mestrado (Organização e Gestão de Território)

Mestrado (Planejamento e Gestão Ambiental)

Doutorado (Organização e Gestão de Território)

Doutorado (Planejamento e Gestão Ambiental)

Documentos:
Cópias Autenticadas em cartório ou Apresentação de originais e cópias (frente e verso)
Lista de documentos para apresentação
A matrícula será realizada com a apresentação do diploma ou certidão de graduação/mestrado, neste último caso para aqueles que ainda não tiveram o diploma emitido.

Atenção!
As(os) candidatas(os) que utilizarem cópia de documento falso, ou com alteração de características ou informações de documento original, ou ainda utilizar quaisquer meios que falseiem quaisquer documentos apresentados, serão eliminadas(os) a qualquer momento. Verificada a irregularidade após o registro de matrícula, e a qualquer momento, a(o) aluna(o) será excluída(o) do programa, não excluídas as medidas legais.

Previsão de Bolsas: março 2025
Os alunos que forem contemplados receberão um e-mail e terão seus nomes divulgados.

Aproveitamento de Disciplina externa realizada a partir de 01/03/2026:
Disciplina realizada a partir de 01/03/2026, em outra instituição, que ofereça o curso de mestrado e/ou doutorado.
Disciplina de até 60h.
Exemplo: Ou a soma de duas disciplinas, dois comprovantes, 30h + 30h= 60h.
A disciplina externa, para aproveitamento, poderá ser cursada a partir de 01/03/2025.

Disciplina Teoria da Geografia (Norma 2_2014):
O aluno do doutorado que não realizou o mestrado no PPGG poderá solicitar a liberação da disciplina aos docentes responsáveis.
Deverá enviar para o e-mail* do professor com as seguintes informações:
– Programa da disciplina
– Histórico
Importante: O aluno liberado deverá escolher uma disciplina temática da grade 2025-1, em substituição a disciplina Teoria da Geografia. Consulte aqui!

*E-mail do docente -Teoria da Geografia (O e-mail deverá ser enviado em janeiro):
marcospfgois@gmail.com
Assunto do e-mail: Teoria da Geografia – 2026 – Doutorado – liberação/substituição por temática.

Calendário semestral EM BREVE

Grade 2025-1 EM BREVE

Grade curricular
Mestrado
Doutorado

Dúvidas frequentes

Apresentação presencial dos documentos das 13h às 15h, nas respectivas datas:

DOUTORADO – PLANEJAMENTO E GESTÃO AMBIENTAL
EM BREVE

DOUTORADO – ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DO TERRITÓRIO
EM BREVE

MESTRADO – PLANEJAMENTO E GESTÃO AMBIENTAL
EM BREVE

MESTRADO – ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DO TERRITÓRIO
EM BREVE

PROCEDIMENTO DE HETEROIDENTIFICAÇÃO

Dia: EM BREVE

Local: EM BREVE

*Comparecer ao local, com antecedência mínima de 30 min, munido de documento oficial com foto e uma caneta.

================================================


Atenção!

Recepção dos novos alunos!
EM BREVE

Grade
Calendário
Estrutura curricular (Mestrado / Doutorado)

 

================================================

RESULTADO

As aulas são presenciais?
Sim, assim como as obrigações concernentes ao curso.

Quando devo apresentar a declaração de conclusão de disciplina externa?
A disciplina deverá ter início a partir de 01/03/2025, e cursada dentro do período de duração do curso. Apresentação da declaração a partir da data de início do semestre seguinte (2/2025). Não enviar antes.

Tenho que respeitar os prazos do edital?
Sim.

Qual data de Divulgação de contemplados com bolsa?
Previsão: março 2026

Quero desistir da Vaga.
Entre em contato: ppggprocessoseletivo@igeo.ufrj.br

Receberá por e-mail o número de matrícula e outras orientações:
Previsão: EM BREVE
Caso não tenha recebido o e-mail até ********, entre em contato, mas antes verifique a caixa de spam e lixeira do seu e-mail.

 

Grade 2025-2

Confira a Grade do Programa de Pós-Graduação em Geografia – 2º Semestre de 2025.

Grade 2025- 2

Considere apenas os dias e horários informados nesta Grade.
Os alunos da UFRJ devem realizar a matrícula diretamente no sistema.
Aluno externo à UFRJ: clique aqui

*Os alunos inscritos, que não puderem realizar a disciplina devem solicitar o trancamento.

Saiba mais:

Calendário semestral 2025

Carlos Ernesto Gonçalves Reynaud Schaefer

Bolsista de Produtividade em Pesquisa nível 1A do CNPq. Professor do Departamento de Geografia da UFRJ. É Coordenador do Projeto de Estudos TERRANTAR – Antártica e dos Andes desde 2002, dentro do Programa Antártico Brasileiro e do projeto Ilhas Oceânicas Brasileiras, desde 2004. . Professor Voluntário e Pesquisador colaborador da UFV.

Regulamento e Normas do PPGG

REGULAMENTO DO PPGG vigente:

Regulamento PPGG 2017 CEPG (Aprovado no CEPG em 24/02/2023)

 

Normas:

NORMA DE DISTRIBUIÇÃO e ACÚMULO DE BOLSAS

NORMA 2/2023 (Revogada)

NORMA 1/2025 (Complemento da Norma 2/2023 – Vigente)

NORMA 3/2025 (Instrução Normativa PPGG)

 

ETAPAS PARA O PROCESSO SELETIVO

NORMA 1/2023 (Revogada)

NORMA 2/2025 (Revogada)

NORMA 4/2025

 

HOMOLOGAÇÃO DE BANCA DE DEFESA

NORMA 1/2022

 

CRITÉRIOS PARA O CORPO DOCENTE DO PPGG

NORMA 1/2021

 

ATIVIDADES DE DOCENTE PERMANENTE E DOCENTE COLABORADOR

NORMA 1/2018

 

FORMALIZAÇÃO DAS ATAS DE DEFESA

NORMA 3/2017

 

FORNECIMENTO PONTUAL DE INFORMAÇÕES DO DOCENTE – RELATÓRIOS PARA ÓRGÃOS AVALIADORES

NORMA 2/2017

 

ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO – PPGG

NORMA 1/2017

 

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO – Pesquisa em Tese de Doutorado (IGG 808)

NORMA 5/2014

 

ACÚMULO DE BOLSA

NORMA 4/2014

 

ALUNO DE MESTRADO BOLSISTA

NORMA 3/2014

 

ALUNO BOLSISTA DE DOUTORADO

NORMA 2/2014

 

ATIVIDADES DE DOCENTE PERMANENTE E DOCENTE COLABORADOR

NORMA 1/2014

 

BOLSAS E AUXÍLIOS

 

 

Chamada de artigos inéditos para a revista Soil Systems

A revista Soil Systems – Fator de Impacto: 2.9 – convida autores para submeterem artigos inéditos para o número especial “Soil Erosion, Mass Movements and Pedoclimatic Disequilibrium in Aggradational Landforms” que terá como editores convidados os professores Dr. Antonio José Teixeira Guerra – Departamento de Geografia – PPGG/UFRJ e Dr. Antonio Carlos de Barros Correa – Departamento de Ciências Geográficas – PPGG/UFPE.

Este número especial procura reunir contribuições originais que tratem de erosão dos solos, movimentos de massa e desequilíbrio pedoclimático em formas de relevo agradacionais. Estes temas são fundamentais para enfrentar os desafios ambientais críticos do século XXI, com implicações de grande alcance para a sustentabilidade rural e urbana, a saúde dos ecossistemas e a proteção das vidas humanas e dos bens materiais. O ritmo acelerado dos processos superficiais impulsionados pelas rápidas alterações ambientais apresenta desafios complexos devido à sua natureza imprevisível e à sua contribuição substancial para a perda de solos e a degradação das terras. Em particular, as coberturas de solo nas regiões tropicais são frequentemente remanescentes de condições ecológicas que diferem da paisagem atual, o que as torna particularmente propensas à desestabilização, sob as pressões socioambientais contemporâneas, especialmente no contexto da invasão da agricultura comercial em grande escala.

Palavras-chave: erosão do solo, movimentos de massa, erosão laminar, erosão de sulcos, erosão de ravina, aluvião, colúvio, recuperação de terras, mudanças climáticas, modelagem.

Maiores informações entrar em contato com os editores via e-mail: antoniotguerra@gmail.com e antonio.correa@ufpe.br.

EDITAL INTERNO PPGG – 2025/1 Programa FAPERJ de Bolsas Notas 10 Mestrado e Doutorado

Dando prosseguimento à chamada do Programa de Bolsas Nota 10 do Mestrado e Doutorado da FAPERJ (Edital 1/2025), este edital regulamenta o processo de seleção interna dos candidatos do PPGG/UFRJ. O programa possui como objetivo incentivar os Programas de Pós-Graduação do Estado do Rio de Janeiro de significativa excelência, mediante a concessão de bolsas especiais a alunos de mestrado e doutorado com destacado desempenho acadêmico.

Edital Interno: clique aqui!

Edital FAPERJ 1/2025: clique aqui!

Formulário de inscrição: clique aqui!

Resultado: clique aqui!

Resultado após os recursos: clique aqui!

Grade 2025-1

Confira a Grade do Programa de Pós-Graduação em Geografia – 1º Semestre de 2025.

Grade 2025- 1

Considere apenas os dias e horários informados nesta Grade.
Os alunos da UFRJ devem realizar a matrícula diretamente no sistema.
Aluno externo à UFRJ: clique aqui

*Os alunos inscritos, que não puderem realizar a disciplina devem solicitar o trancamento.

Saiba mais:

Calendário semestral 2025